Conheça nosso time

Integrar e articular experiências e conhecimentos, é o que a união dos sócios do BEN proporciona para o mercado de infraestrutura terrestre e aquaviária. A trajetória destes engenheiros é marcada pelo empreendedorismo e pela convicção de que a disciplina (seriedade, eficiência, dedicação) é a ponte entre intenção e realização.

Time BEN

ERNANI MURARO

Sócio e Diretor

Engenheiro Civil, graduado pela Escola Politécnica da USP, onde trabalhou com pesquisas em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e hidráulica fluvial. Especializou-se nas áreas de engenharia portuária, hidroviária e costeira, exercendo coordenação e direção de engenharia em empresas públicas e privadas ligadas às atividades do setor. Possui 20 anos de experiência em infraestrutura pesada de transportes, logística, operação de cargas, estudos e projetos técnicos e de viabilidade nas áreas marítima e hidroviária, tais como: terminais, operação e sistemas de armazenagem para carga geral, granéis sólidos e líquidos, passageiros, cargas de projeto, Ro-Ro, e apoio offshore. Atuou com levantamentos hidrográficos (batimetria, sísmica e sonar de varredura lateral), com experiência em projetos de acessos terrestres (rodoviário, ferroviário e dutoviário), geométrico de acessos aquaviários, derrocagem e dragagem, sistemas de segurança ISPS-CODE e sinalização náutica.

MARCELO RODRIGUES

Sócio e Diretor

Engenheiro Civil, graduado pela Escola Politécnica da USP, com especialização em Contratos Empresariais pela Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas. Gerencia obras de infraestrutura pesada, de grande porte e montagem industrial há mais de 10 anos. Ampla experiência em negociações judiciais, ações de planejamento e controle, bem como elaboração de planos para investidores e parceiros para empreendimentos avaliados em mais de R$ 2 bilhões. Atuou como Diretor Presidente na Companhia Docas de São Sebastião e foi Gerente de Contratos no projeto da Hidrovia Tietê-Paraná (HTP), administrando contratos de Engenharia em infraestrutura para transportes hidroviários, tais como terminais, dragagens e derrocagens.

PAULO D’ÁVILA

Diretor de Construção e Montagem

Engenheiro Mecânico, formado pela UCP Petrópolis, com mais de 30 anos de experiência em contratos de Construção e Montagem Industrial (C&M), em segmentos como Óleo & Gás, Química e Petroquímica, Siderurgia, Papel e Celulose, Gases Industriais entre outros. Atuação destacada em toda a cadeia produtiva, clientes públicos e privados. Vasta experiência na gerência contratual e comercial, além da execução de todas as disciplinas envolvidas em atividades de C&M (Mecânica, Tubulação, Eletricidade, Automação e Instrumentação, Caldeiraria e Estrutura Metálica, Construção Civil, Comissionamento e Start Up). Coordenação de Implantação de sistema ISO 9001 em empresas de C&M. Conhecimento das boas práticas segundo o PMBOK (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento).

GUILHERME MENEZES

Infraestrutura pesada e de transportes/logística portuária e ferroviária

Engenheiro Civil, graduado pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), onde desenvolveu estudos, pesquisas e projetos nas áreas de estruturas, topografia, hidrologia, infraestrutura, aeroportos e ferrovias. Eleito quatro vezes pela Universidade Anhembi Morumbi aluno destaque com o maior aproveitamento do semestre do curso de Engenharia Civil a partir do projeto UAM-HONORS.
Atuou no setor da construção civil na área de projetos, onde desenvolveu projetos em 2D e BIM e acompanhou desde movimentação de terra até acabamento. Redator do Blog de Engenharia360 onde desenvolve artigos de assuntos diversos sobre a Engenharia dissipando o conhecimento.
Primeiro aluno egresso a participar do grupo do colegiado na Universidade Anhembi Morumbi (UAM) onde ocorre análise da pesquisa realizada semestralmente sobre alunos, docentes e infraestrutura da universidade, novas propostas de mudanças ou implementações de projetos estudantis, projetos sociais, e melhora no desempenho dos alunos.

CRISTIANO OLIVEIRA DA SILVA

Gerente de Qualidade e Planejamento

Engenheiro Civil, graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, atuou como Engenheiro Calculista de Projetos de Obras de Arte Especiais, Mineração, Barragens de Concreto, Indústria de Óleo e Gás. Atuou ainda como Coordenador de Campo em Revitalização de Estaleiro Naval, Conversão das Plataformas P74 e P76 e atualmente atua como Gerente de Qualidade e Planejamento de Projetos no BEN – Bureau da Engenharia. Atua direcionando esforços em disseminação e capacitação em BIM (Building Information Modelling) e seus principais pilares: tecnologia, processos e pessoas.
Redator do Site Engenharia360, abordando temas relacionados à Engenharia, BIM, Física e Matemática.

MIGUEL VIEIRA DE LIMA

Gerente de Meio Ambiente e Geomática

Geógrafo formado pela USP, Mestre em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP-Rio Claro, com Especialização em Ciências Ambientais aplicadas ao Setor de Petróleo e Gás, Doutor em Geografia pela USP, com foco na cadeia produtiva do petróleo. Desenvolve pesquisas na área de gestão ambiental costeira e impactos ambientais relacionados à cadeia de petróleo e gás. Possui 18 anos de experiência profissional na área de geoprocessamento, sistemas de informação geográfica e análise de dados geoambientais. Entre os projetos executados destacam-se a elaboração de estudos de sensibilidade e vulnerabilidade ambiental envolvendo o transporte de petróleo e combustíveis nos diferentes modais, desenvolvimento de SIG para elaboração de estudos de licenciamento ambiental como EIA-RIMA, PBA, PEI, entre outros. Como gerente no BEN-Bureau da Engenharia atua na coordenação de projetos de licenciamento ambiental da atividade portuária, diagnósticos e programas ambientais, planos de emergência, zoneamento ambiental portuário, soluções em geotecnologias e sistemas de informações geográficas.

LÍGIA MÓDOLO PINTO

Coordenadora de Projetos Ambientais

Bióloga licenciada pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – ênfase em Botânica. Bacharel em ciências biológicas – ênfase em Biologia Marinha, pós graduada lato sensu em sistema de gestão integrada – SGI e Mestre em ecologia marinha pela Universidade Santa Cecília. Possui mais de 10 anos de experiência em licenciamentos (EIA, EAS, RAP, RAS, regularização ambiental, entre outros), e monitoramentos ambientais federais, estaduais e municipais. Responsável técnica pela elaboração de estudos ambientais, implantação, gerenciamento e coordenação de programas sociais e ambientais, aquáticos e terrestres para dragagens de manutenção e aprofundamento, derrocamento, implantação de terminais portuários marítimos e fluviais, supressão vegetal, sistema viário, sistema de coleta e tratamento de esgoto, entre outros. Vasta experiência em levantamentos de campo, análise de laudos de amostras físico-química e ecotoxicológicas, elaboração de relatórios, análise de impacto ambiental e elaboração programas ambientais.

FELIPE GIUSEPONE

Consultor de Mineração

Engenheiro de Minas, formado pela Escola Politécnica da USP, mais de 15 anos de experiência no setor de mineração, com ênfase nas operações de mina, planejamento de lavra e gestão de contratos envolvendo dragagem em Barragens e prestadoras de serviços. Atuação na gestão de equipes, com foco em alta performance, redução de custos (competitividade), gestão de orçamento (aderência ao planejado), otimização de recursos (melhoria em produtividade), seguranças das operações (zero dano) e desenvolvimento de ambientes saudáveis (qualidade de vida).

Possui mestrado em Mecânica de Rochas pela POLI – USP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

VINÍCIUS SCARTEZINI

Consultor de Energia 3R

Engenheiro Ambiental, graduado pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), onde desenvolveu estudos, pesquisas e projetos nas áreas de geoprocessamento, topografia, hidrologia, geologia, monitoramento de enchentes e impactos ambientais.
Engenheiro de Segurança do Trabalho, pós-graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP), onde desenvolveu estudos e projetos em análise de riscos diversos, área classificada, proteção e combate a incêndios e ergonomia.
Mestre em Ciências da Energia, titulado pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP), onde desenvolveu estudos e projetos em eficiência energética, planejamento energético e sistemas energéticos renováveis.
Atuou no setor petroleiro na área de upstream, onde desenvolveu e executou atividades em estimulação de poços petrolíferos, logística operacional, gerenciamento de risco, controle de qualidade, trabalhos pré e pós venda e interface com clientes. Atuou como braço técnico na Associação Brasileira do Biogás e do Biometano (ABiogás), coordenando e executando estudos técnicos e econômicos para a promoção do biogás e do biometano na matriz energética brasileira. Atuou no desenvolvimento de projetos em saneamento ambiental e energia renovável. Possui formação e certificação em auditoria e perícias ambientais, de insalubridade e de periculosidade.