Sobre o conceito desenvolvimento sustentável

Segundo a WWF, “… desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.”
As Nações Unidas criaram essa definição durante a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, com o intuito de discutir e propor formas de harmonizar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Desenvolver algo em cima desse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente e foca em fazer o melhor uso de recursos naturais finitos. É por em prática a redução do uso de matérias-primas e produtos, além do aumento da reutilização e da reciclagem.

ODS’s da ONU – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

De acordo com as Nações Unidas Brasil, esses 17 objetivos são um apelo global à ação coletiva para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas possam ter paz e prosperidade em suas vidas:

Esses objetivos são bem abrangentes e muitos estão interligados, sendo que cada um possui metas detalhadas a serem alcançadas ao longo dos próximos 15 anos. Porém, a pandemia da covid-19 impactou diretamente no progresso dessas metas e essa meta certamente será alterada de acordo com a nova realidade dos países.

Diante desse novo cenário mundial, a contribuição dos edifícios sustentáveis é ainda mais significativa. Eles são uma oportunidade de economizar energia, água e emissões de carbono, além de educar, criar empregos, fortalecer comunidades, melhorar a saúde e o bem estar, entre outros benefícios. Acredita-se que depois que a situação do vírus estiver mais controlada, os planos para os Objetivos voltarão a ser postos em prática de forma coordenada e com mais frequência.