Dragagem e Derrocagem
Esses serviços têm fundamental uso e são muito procurados no Brasil e no mundo. A dragagem é caracterizada por serviços de aprofundamento ou alargamento dos acessos. Já a derrocagem, é o serviço de demolições de rochas no mar. Ambas acabam visando o alargamento dos acessos aquaviários.
Projetos Governamentais
– Segundo o site do Porto de Santos, a APS iniciará obras de derrocagem na Ilha Barnabé. A obra foi emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Esse projeto consiste na fragmentação de rochas presentes no leito do berço de atracação do píer 1, com o apoio de máquinas específicas, montadas em guindastes. O principal objetivo é fragmentar todo o afloramento rochoso existente na área de trabalho. Os fragmentos de rocha removidos serão temporariamente armazenados em terra e o material gerado será reaproveitado em futuras obras.
– Segundo publicação no portal Agora Laguna, o Governo confirmou em julho de 2024, um projeto na área do porto Sulista.
O governo do Estado assinou a formalização da destinação da emenda de R$ 5 milhões para a elaboração do projeto básico de dragagem, derrocagem e remodelagem dos molhes, e prospecção de rochas e executivo de dragagem da área do Porto de Laguna. Esses recursos foram indicados pela Bancada do Sul.
O projeto e repasse foram definidos com intenção de que as futuras obras possam amenizar os efeitos das cheias na região abrangida pelo rio Tubarão em 2024. Além disso, ele também permitirá movimentação de embarcações maiores no porto. Ainda de acordo com a publicação, o projeto deve levar cerca de 450 dias para ficar pronto.
Esses e outros projetos de dragagem e derrocagem desempenham um papel crucial no setor marítimo local e mundial. Isso ocorre, já que acabam contribuindo para a manutenção e expansão das vias navegáveis, portos e estruturas costeiras.
Fontes:
https://agoralaguna.com.br/2024/07/governo-confirma-r-5-milhoes-para-projeto-na-area-do-porto/
https://dragagem.portodesantos.com.br/portal/noticia?noticia=MzM2