Conheça nosso time

Integrar e articular experiências e conhecimentos, é o que a união dos sócios do BEN proporciona para o mercado de infraestrutura terrestre e aquaviária. A trajetória destes engenheiros é marcada pelo empreendedorismo e pela convicção de que a disciplina (seriedade, eficiência, dedicação) é a ponte entre intenção e realização.

Time BEN

ERNANI MURARO

Sócio e Diretor

Engenheiro Civil, graduado pela Escola Politécnica da USP, onde trabalhou com pesquisas em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e hidráulica fluvial. Especializou-se nas áreas de engenharia portuária, hidroviária e costeira, exercendo coordenação e direção de engenharia em empresas públicas e privadas ligadas às atividades do setor. Possui 20 anos de experiência em infraestrutura pesada de transportes, logística, operação de cargas, estudos e projetos técnicos e de viabilidade nas áreas marítima e hidroviária, tais como: terminais, operação e sistemas de armazenagem para carga geral, granéis sólidos e líquidos, passageiros, cargas de projeto, Ro-Ro, e apoio offshore. Atuou com levantamentos hidrográficos (batimetria, sísmica e sonar de varredura lateral), com experiência em projetos de acessos terrestres (rodoviário, ferroviário e dutoviário), geométrico de acessos aquaviários, derrocagem e dragagem, sistemas de segurança ISPS-CODE e sinalização náutica.

MARCELO RODRIGUES

Sócio e Diretor

Engenheiro Civil, graduado pela Escola Politécnica da USP, com especialização em Contratos Empresariais pela Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas. Gerencia obras de infraestrutura pesada, de grande porte e montagem industrial há mais de 10 anos. Ampla experiência em negociações judiciais, ações de planejamento e controle, bem como elaboração de planos para investidores e parceiros para empreendimentos avaliados em mais de R$ 2 bilhões. Atuou como Diretor Presidente na Companhia Docas de São Sebastião e foi Gerente de Contratos no projeto da Hidrovia Tietê-Paraná (HTP), administrando contratos de Engenharia em infraestrutura para transportes hidroviários, tais como terminais, dragagens e derrocagens.

PAULO D’ÁVILA

Diretor de Construção e Montagem

Engenheiro Mecânico, formado pela UCP Petrópolis, com mais de 30 anos de experiência em contratos de Construção e Montagem Industrial (C&M), em segmentos como Óleo & Gás, Química e Petroquímica, Siderurgia, Papel e Celulose, Gases Industriais entre outros. Atuação destacada em toda a cadeia produtiva, clientes públicos e privados. Vasta experiência na gerência contratual e comercial, além da execução de todas as disciplinas envolvidas em atividades de C&M (Mecânica, Tubulação, Eletricidade, Automação e Instrumentação, Caldeiraria e Estrutura Metálica, Construção Civil, Comissionamento e Start Up). Coordenação de Implantação de sistema ISO 9001 em empresas de C&M. Conhecimento das boas práticas segundo o PMBOK (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento).

GUILHERME MENEZES

Infraestrutura pesada e de transportes/logística portuária e ferroviária

Engenheiro Civil, graduado pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), onde desenvolveu estudos, pesquisas e projetos nas áreas de estruturas, topografia, hidrologia, infraestrutura, aeroportos e ferrovias. Eleito quatro vezes pela Universidade Anhembi Morumbi aluno destaque com o maior aproveitamento do semestre do curso de Engenharia Civil a partir do projeto UAM-HONORS.
Atuou no setor da construção civil na área de projetos, onde desenvolveu projetos em 2D e BIM e acompanhou desde movimentação de terra até acabamento. Redator do Blog de Engenharia360 onde desenvolve artigos de assuntos diversos sobre a Engenharia dissipando o conhecimento.
Primeiro aluno egresso a participar do grupo do colegiado na Universidade Anhembi Morumbi (UAM) onde ocorre análise da pesquisa realizada semestralmente sobre alunos, docentes e infraestrutura da universidade, novas propostas de mudanças ou implementações de projetos estudantis, projetos sociais, e melhora no desempenho dos alunos.

CRISTIANO OLIVEIRA DA SILVA

Gerente de Qualidade e Planejamento

Engenheiro Civil, graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, atuou como Engenheiro Calculista de Projetos de Obras de Arte Especiais, Mineração, Barragens de Concreto, Indústria de Óleo e Gás. Atuou ainda como Coordenador de Campo em Revitalização de Estaleiro Naval, Conversão das Plataformas P74 e P76 e atualmente atua como Gerente de Qualidade e Planejamento de Projetos no BEN – Bureau da Engenharia. Atua direcionando esforços em disseminação e capacitação em BIM (Building Information Modelling) e seus principais pilares: tecnologia, processos e pessoas.
Redator do Site Engenharia360, abordando temas relacionados à Engenharia, BIM, Física e Matemática.

MIGUEL VIEIRA DE LIMA

Gerente de Meio Ambiente e Geomática

Geógrafo formado pela USP, Mestre em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP-Rio Claro, com Especialização em Ciências Ambientais aplicadas ao Setor de Petróleo e Gás, Doutor em Geografia pela USP, com foco na cadeia produtiva do petróleo. Desenvolve pesquisas na área de gestão ambiental costeira e impactos ambientais relacionados à cadeia de petróleo e gás. Possui 18 anos de experiência profissional na área de geoprocessamento, sistemas de informação geográfica e análise de dados geoambientais. Entre os projetos executados destacam-se a elaboração de estudos de sensibilidade e vulnerabilidade ambiental envolvendo o transporte de petróleo e combustíveis nos diferentes modais, desenvolvimento de SIG para elaboração de estudos de licenciamento ambiental como EIA-RIMA, PBA, PEI, entre outros. Como gerente no BEN-Bureau da Engenharia atua na coordenação de projetos de licenciamento ambiental da atividade portuária, diagnósticos e programas ambientais, planos de emergência, zoneamento ambiental portuário, soluções em geotecnologias e sistemas de informações geográficas.

LÍGIA MÓDOLO PINTO

Coordenadora de Projetos Ambientais

Bióloga licenciada pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – ênfase em Botânica. Bacharel em ciências biológicas – ênfase em Biologia Marinha, pós graduada lato sensu em sistema de gestão integrada – SGI e Mestre em ecologia marinha pela Universidade Santa Cecília. Possui mais de 10 anos de experiência em licenciamentos (EIA, EAS, RAP, RAS, regularização ambiental, entre outros), e monitoramentos ambientais federais, estaduais e municipais. Responsável técnica pela elaboração de estudos ambientais, implantação, gerenciamento e coordenação de programas sociais e ambientais, aquáticos e terrestres para dragagens de manutenção e aprofundamento, derrocamento, implantação de terminais portuários marítimos e fluviais, supressão vegetal, sistema viário, sistema de coleta e tratamento de esgoto, entre outros. Vasta experiência em levantamentos de campo, análise de laudos de amostras físico-química e ecotoxicológicas, elaboração de relatórios, análise de impacto ambiental e elaboração programas ambientais.

VINÍCIUS SCARTEZINI

Consultor de Energia 3R

Engenheiro Ambiental, graduado pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), onde desenvolveu estudos, pesquisas e projetos nas áreas de geoprocessamento, topografia, hidrologia, geologia, monitoramento de enchentes e impactos ambientais.
Engenheiro de Segurança do Trabalho, pós-graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP), onde desenvolveu estudos e projetos em análise de riscos diversos, área classificada, proteção e combate a incêndios e ergonomia.
Mestre em Ciências da Energia, titulado pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP), onde desenvolveu estudos e projetos em eficiência energética, planejamento energético e sistemas energéticos renováveis.
Atuou no setor petroleiro na área de upstream, onde desenvolveu e executou atividades em estimulação de poços petrolíferos, logística operacional, gerenciamento de risco, controle de qualidade, trabalhos pré e pós venda e interface com clientes. Atuou como braço técnico na Associação Brasileira do Biogás e do Biometano (ABiogás), coordenando e executando estudos técnicos e econômicos para a promoção do biogás e do biometano na matriz energética brasileira. Atuou no desenvolvimento de projetos em saneamento ambiental e energia renovável. Possui formação e certificação em auditoria e perícias ambientais, de insalubridade e de periculosidade.